Sobre

Neste blog, comandado por uma jornalista mineira radicada no Rio de Janeiro, toda a inspiração para as crônicas que alimentam esse espaço vem do ato de cozinhar e do universo gastronômico em geral. Uma simples cebola rende um falatório divertido. Um pudim de pão pode ser a lembrança nostálgica da infância. O ódio pela fila do mercado é compartilhado sem pudor. Gostar de lavar louça só com o uso de tarja preta. Tá vendo como temos assunto?

Dentro do possível defendo, com humor e leveza, o conceito de ‘cozinhar do zero’. De diminuir ao máximo o consumo de congelados, industrializados e ultraprocessados em busca de uma refeição mais saudável e menos artificial. Eu sei, dá preguiça encarar um fogão sabendo que tem algo que fica pronto em cinco minutos no micro-ondas.  É uma adaptação constante e árdua. À vezes eu me rendo ao fácil, me arrependo no instante seguinte e conto tudo aqui. A leitura e conhecimento são os ingredientes certos para criar repulsa pela comida que finge ser comida.

E tem mais. Algumas crônicas são acompanhadas de receitas culinárias que revelam o cotidiano de quem engatinha no ofício de cozinhar. Entre erros e acertos a persistência é o caminho. Estudar técnicas culinárias simples é um avanço para abrir a sua mente e mudar o discurso ‘eu não sei cozinhar’.  Como diz a chef Rita Lobo: ‘cozinhar é que nem ler e escrever, todo mundo deve saber’. É verdade, ou ficamos reféns da indústria.

A cada ‘mão na massa’ entendo que o ato de cozinhar é um ato de comunhão. De relaxamento. De reeducar nossa relação com o tempo dessa vida já tão fast food.

Vem comigo nessa jornada.
Vamos nos incentivar.
 #cozinhasemfiltro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s