ALMÔNDEGAS PRÁTICAS – APESAR DA PREGUIÇA

A verdade é que nem todos os dias estamos lindas, lépidas e faceiras querendo se dedicar ao preparo de um prato por mais simples que seja.  Nem sempre estamos incorporadas com o espírito da Ana Maria Braga.  E ontem foi um dia desses, bateu uma paralisia total só de pensar em abrir a geladeira para avaliar o que tínhamos em mãos. A pia, cheia de louça, aumentou ainda mais essa repulsa. Era tanta preguiça em um único corpo que, para mim, azeitona com queijo picado ganhou o status de uma elaboração complicadíssima.

Diante de tanta má vontade eu estava prestes a me entregar para o lado negro da força e aceitar uma lasanha congelada, ou quem sabe um escondidinho de carne, ou um nhoque com aquele molho vermelho que grita artificialidade.  Não sou de ferro, iria sucumbir à ‘cracolândia’ das comidas prontas.  Até levei em consideração a hipótese de uma coxinha engordurada como refeição da noite.

Mas aí pensei nesse blog, em toda a minha evolução até agora buscando uma alimentação minimamente saudável somada ao recém-descoberto prazer pelo ato de cozinhar. De investigar o alimento. Então, respirei fundo, catei meus caquinhos de coragem e mais uma vez busquei ajuda nas receitas práticas da Chef Rita Lobo e escolhi fazer almôndegas.

Confesso, fui andando arrastada para o mercado, resmunguei na fila, quis desistir mais umas cinco vezes, mas segui firme mesmo com tanta preguiça no DNA. O preparo da receita é bem simples, basta misturar todos os ingredientes: carne moída, miolo de pão embebido no leite, ovo, queijo ralado, sal, alho, pimenta do reino até virar uma massa (calma, a receita está ao final).

Faça as bolinhas, coloque no forno – não, não é fritura, viva! – e aguarde 20 minutinhos. Enquanto isso, faça o molho de tomate natural (aliás, eu preciso falar como ele entrou na minha vida e não saiu mais) e pronto. Segundo dia de sucesso, nem acredito. Me senti recompensada por não ter me entregado. Não foi fácil, tá¿ Caiu uma lágrima de canto de olho na fila da carne, juro.

Aqui é #cozinhasemfiltro e esse relato totalmente sem  glamour sobre o que antecede o preparo de um prato é essencial para nós.


A receita que me inspirou nessa crônica culinária foi retirada do site Panelinha, da Chef Rita Lobo. Não deixe a preguiça te pegar e me conte como foi sua experiência com essa sugestão.

Ingredientes

500 g de patinho moído
2 pães franceses
1/4 de xícara (chá) de leite
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (cerca de 40 g)
1 ovo
salsinha fresca picada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com azeite. Retire as carnes da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Retire o miolo dos pães e misture com o leite numa tigela grande – essa misturinha, chamada panade, ajuda a estruturar a massa da almôndega.

3. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

4. Quebre o ovo numa tigelinha e junte ao miolo de pão umedecido. Acrescente as carnes, o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture bem com as mãos, até formar uma massa homogênea.

5. Forme uma bolota de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes – esse choque ativa o colágeno da carne e evita que as almôndegas desmanchem na hora de fritar ou assar.

6. Por último, misture o queijo ralado e a salsinha.

7. Para modelar as almôndegas, unte as mãos com azeite e faça bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Distribua as almôndegas na assadeira, deixando um espaço de cerca de 1 cm entre cada uma.

8. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos ou até as almôndegas começarem a dourar – não deixe muito tempo no forno, elas podem ressecar. Sirva a seguir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s