BISCOITINHOS AMANTEIGADOS EXTERMINADORES DE TÉDIO

Biscoito amanteigado

Foto reprodução/www.panelinha.ig.com.br

Naquele sábado, na cidade do Rio de Janeiro, o dia estava nublado e refrescante apesar de estarmos no verão de uma das localidades mais quentes do Brasil. Para mim, seria um ótimo estímulo para sair de casa e aproveitar as baixas temperaturas para caminhar por aí sem me sentir uma chaleira suando em cima das chamas de um fogão. Mas, uma lesão leve na coluna só me permitiu ficar na cama o-dia-to-do feito uma almofada esquecida no canto de um cômodo. Por tudo isso, eu era a representante maior do desânimo vestindo o seu uniforme oficial: o pijama.  Sem contar o rosto oleoso, amassado, e o cabelo desgrenhado de dar inveja a Bob Marley.

À noite, resolvi reagir minimamente contra esse tédio avassalador. Sabia que haveria alguma receita culinária simples que me transportaria para outra dimensão. Que traria vida para esse dia mais entediante do que vídeo de casamento. Lembrei-me de uma receita da chef Rita Lobo em que ela ensinava a fazer o biscoito 1, 2 e 3, ou seja, farinha, açúcar e manteiga = biscoitinhos amanteigados crocantes e, melhor ainda,  ficam prontos em apenas dez minutos no forno pré-aquecido [calma, a receita está no final deste texto].

Empertiguei minha carcaça e a levei até a cozinha. Em segundos, só de colocar a mão na massa, a minha feição derrotada pelo marasmo já estava um pouco mais corada. No mesmo ritmo que os ingredientes se incorporavam em minhas mãos e ganhavam consistência, a minha vida ia ficando mais leve. As costas debilitadas doíam menos, ou eu estava dando menos importância àquelas danadinhas.  Minutos depois, a massa pronta foi transformada em biscoitinhos posicionados em uma assadeira levada ao forno e pronto, era só esperar.

O ato de cozinhar aciona nossos melhores estímulos a partir desta espera e da dúvida salutar que ele nos causa: ‘Será que vai dar certo?’. Abro o forno, depois do tempo previsto, e lá estão eles, os biscoitinhos, que a princípio achei que ficaram molengos demais, o que me fez assumir um discurso interno: ‘Sabia que não daria certo de primeira’. Mesmo assim eu já estava outra pessoa, bem diferente daquela ‘almofada abandonada na cama’.

Coloquei os biscoitinhos no potinho e fui assistir algo na TV até que esfriassem. Quando voltei à cozinha, tcharan! Frios, os biscoitinhos ficaram crocantes como se fossem profissionais. Tratei de preparar um chá – para aproveitar o frio fora de época numa cidade que está sempre em ebulição- e ficamos lá: eu, os biscoitinhos e o chá quentinho partilhando aquele momento que a culinária me proporcionou.

Estava convicta mais uma vez de que a gastronomia me resgatou de um dia que parecia perdido, sem sabor.

Amanhã, quando o amado voltar de viagem, terei um prazer extra: vê-lo provar algo feito do zero, em casa, por mim.  Cozinhar não é perder tempo, é uma conexão com você mesmo que deve ser desfrutada com mais frequência. De peito aberto.

A receita que me proporcionou essa experiência foi retirada no site Panelinha, da Chef Rita Lobo.  Aproveite que o preparo é simples e livre-se do tédio com essa delícia e me conte.

Biscoito 1, 2, 3

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

2. Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa.

3. Enrole a massa como se fosse uma cobrinha de 3 cm de espessura. Com uma faca, corte em pedaços de 0,5 cm de espessura.

4. Transfira os biscoitos para as assadeiras preparadas. Deixe espaço entre eles para que não grudem ao assar.

5. Amasse levemente cada biscoito com os dentes de um garfo.

6. Leve ao forno para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s